Festa do Software Livre 2024

<- a festa

Código de Conduta

1. Introdução

O Código de Conduta da Festa de Software Livre é uma adaptação do Código de Conduta Universal da Wikimédia. Este Código de Conduta é aplicável igualmente a todos os participantes na Festa de Software livre, sem exceções. Ações que contradizem o Código de Conduta podem resultar em sanções. Elas poderão ser impostas por organizadores designados (adequadas no seu contexto local) e/ou pela ANSOL como a entidade orgoanizadora principal do evento.

2. Comportamento esperado

Todos os participantes do evento, seja em que capacidade for, são responsáveis pelo seu próprio comportamento.

Em todos os espaços do evento, o comportamento terá como base o respeito, a civilidade, a camaradagem, a solidariedade e a boa cidadania. Isto aplica-se a todos os colaboradores e participantes nas suas interações com todos os colaboradores e participantes, sem distinção em função de idade, deficiências mentais ou físicas, aparência física, nacionalidade, religião, etnia, casta, origem cultural, classe social, fluência linguística, orientação sexual, identidade de gênero ou área profissional. Tampouco faremos distinção com base em realizações, habilidades ou status nos projetos ou no movimento do Software Livre.

2.1. Respeito mútuo

Esperamos que todos demonstrem respeito pelos outros. Nas nossas comunicações, trataremos as pessoas com o mesmo respeito que gostaríamos de receber.

Isso inclui, entre outros:

2.2 Civilidade, camaradagem, solidariedade e boa cidadania

Esforçamo-nos para alcançar os seguintes comportamentos:

Isso inclui, entre outros:

3. Comportamento inaceitável

O Código de Conduta visa ajudar os membros da comunidade a identificar situações de assédio e mau comportamento. Os comportamentos abaixo são considerados inaceitáveis na Festa do Software Livre:

3.1 Assédio

Inclui comportamentos adotados principalmente para intimidar, indignar ou irritar uma pessoa, ou qualquer comportamento que se considere que terá como resultado principal a intimidação, indignação ou irritação. Pode ser considerado assédio todo o comportamento além do que se esperaria que a pessoa média tolerasse em um ambiente global e intercultural. O assédio muitas vezes assume a forma de abuso emocional, especialmente em relação a pessoas em posição vulnerável, e pode incluir entrar em contato com locais de trabalho ou amigos e familiares em um esforço para intimidar ou constranger. Em certos casos, um comportamento que não chegue a constituir assédio em um caso isolado pode se tornar assédio em função da repetição. Assédio inclui, entre outros:

3.2 Abuso de poder, privilégio ou influência

Ocorre abuso quando alguém que tenha ou pareça ter posição de poder, privilégio ou influência se envolve em comportamento desrespeitoso, cruel e/ou violento com contra outras pessoas. O abuso poderá tomar a forma de abuso verbal ou psicológico, e poderá ocorrer concomitantemente com assédio.

3.3 Vandalismo e abuso

Apresentar deliberadamente conteúdo tendencioso, falso, impreciso ou inadequado, ou atrapalhar, impedir ou de outra forma dificultar a criação (e/ou apresentação) de conteúdo. Isso inclui, entre outros:

<- a festa