- O que é a Festa do Software Livre?
A festa é um encontro nacional de várias comunidades interessadas em Software Livre. Ao longo dos três dias vamos contar com várias apresentações, painéis e workshops.
A festa é organizada pela ANSOL - Associação Nacional para o Software Livre em colaboração com várias comunidades portuguesas.
O objectivo principal destes eventos é divulgar o Software Livre junto da comunidade portuguesa.
A ANSOL tem dinamizado e colaborado em Install Parties e eventos ligados ao Software Livre em vários locais do país. Esta associação tem mantido intensa actividade junto da Comissão e Parlamento Europeus e junto do Governo e Parlamentares portugueses, no sentido de assegurar as condições legislativas que permitem o desenvolvimento do Software Livre na UE e em Portugal.
- O que vai acontecer na Festa
- Palestras sobre tecnologia, política, negócios e sociedade
- Mesas-Redondas e Painéis de discussão com a audiência
- Ações de formação
- Oficinas de trabalho e partilha de conhecimento
- Encontros de comunidades
- Demonstrações
- Quem pode assistir?
A festa está aberta a todas pessoas, de todos os níveis de conhecimento, e para todas as profissões, independente do gênero, idade, religião e convicções políticas.
O importante é vir equipado com boa disposição e uma mente curiosa.- Quanto custa?
A entrada é livre.
Refeições e alojamento não estão incluídos.
Poderão existir bancas com produtos à venda.- O que é o Software Livre?
Software Livre é aquele que nos concede a liberdade de o usar, estudar, modificar e redistribuir, sem que nos sejam impostas quaisquer restrições. Estas quatro liberdades são necessárias para respeitar a autonomia e os direitos das pessoas que utilizam esse software.
Quando usamos programas que não nos concedem estas liberdades (software proprietário), o controlo está exclusivamente do lado de quem nos disponibilizou o programa. O movimento de Software Livre foca-se em libertar as pessoas deste desequilíbrio de poder.
Com Software Livre, torna-se possível a cada comunidade melhorar ou personalizar os programas de acordo com as suas necessidades sem precisar de qualquer autorização de quem o criou inicialmente. Há também um melhor controlo e escrutínio do que é feito com a informação ao qual os programas têm acesso. Com Software Livre, por exemplo, não é necessário pagar licenças sempre que se instala o programa num novo computador.
Software Livre não é exclusivo a GNU/Linux: existem muitos programas disponíveis para todos os sistemas operativos, incluindo Windows, Android e MacOS.
- O que é o GNU/Linux?
GNU/Linux (frequentemente chamado apenas Linux) é um sistema operativo composto por componentes de Software Livre. Embora o mais conhecido seja o GNU/Linux existem muitos outros sistemas operativos que são Software Livre, como o OpenBSD.
Como o Software Livre pode ser alterado e redistribuído por qualquer pessoa, há inúmeras distribuições de Linux por onde escolher: Debian, Ubuntu, Fedora, Alpine Linux, etc. As distribuições de GNU/Linux incluem várias aplicações para o dia-a-dia, como navegadores/browsers, programas de escritório (processadores de texto, folhas de cálculo, etc), edição de audio/imagem/vídeo, e até alguns jogos.
- Internet: Rede wireless Eduroam
O acesso Wi-Fi no DETI é feito pela rede Eduroam. As credenciais serão fornecidas na semana anterior à festa.
A ligação à rede via Windows, MacOs, Android e iOS é feita apenas inserindo utilizador e password. A autenticação em Linux é feita com os seguintes campos avançados:
Security WPA & WPA2 Enterprise Authentication Protected EAP (PEAP) Anonymous identity Domain CA certificate* /etc/ssl/certs/ca-certificates.crt
PEAP version Automatic Inner authentication MSCHAPv2 Username softwarelivre@visit.uaveiro.eu Password ******** CA certificate*: pode ser num local diferente dependendo da distribuição Linux.
- Transportes: Como chegar à Festa do Software Livre?
A festa vai ser nas salas do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática (DETI), no Campus de Santiago da Universidade de Aveiro. O DETI fica a 2.5km da estação de comboios e camionetas de Aveiro.
Entre o DETI e estação de comboios/terminal rodoviário, há transportes públicos (Linha 11) durante a semana a partir das 8h (a cada 30 minutos) e domingo a partir das 17h (com menos frequência). Os bilhetes podem ser comprados no veículo por 2.00€ por viagem. Para mais informações, visita o site da AveiroBus.
Alguns dos percursos mais comuns vindo por autoestrada, comboio/autocarro até ao DETI:
- Refeições: Onde almoçar e jantar?
A ANSOL disponibiliza 75 almoços gratuitos na cantina de Santiago por dia por ordem de chegada.
O horário da cantina é:
- Sexta: 12:00 até às 14:30
- Sábado: 13:00 até às 14:30
A organização não se responsabiliza pela disponibilização do jantar para participantes do evento.
- Alojamento: Onde dormir?
A ANSOL oferece alojamento gratuito a um número limitado de participantes, dando prioridade a estudantes, desempregados, reformados e voluntários da festa de fora de Aveiro que precisem de estadia para a festa. Para te inscreveres e reservares uma cama, mais informações e inscrição aqui!
Condições do alojamento:- Quartos para 4 pessoas (2 camas individuais + 1 beliche);
- Pequeno-almoço não incluído;
- Casa de banho no quarto com 2 duches, 2 lavatórios, secador de cabelo e amenities;
- Ar-condicionado;
- TV plasma por cabo;
- Telefone;
- Cofre com código pessoal;
- 25 minutos a pé da Festa.